Humildade

Na sociedade egocêntrica que tem se construído diariamente a partir de valores distorcidos, os quais se difundem com uma grande velocidade, em função do fácil acesso gerado pela internet, redes sociais e smartphones, é dever dos crentes em Cristo Jesus ter uma posição que se oponha a todo o orgulho e egoísmo que, hoje, são vistos não só como normais, mas como pré-requisitos pra uma vida bem sucedida.

Um ponto fundamental ao se discutir esse tema é entender o significado bíblico de humildade. Essa é uma palavra que pode ser entendida de algumas formas diferentes, mas pra esse post eu gostaria de me deter em um sentido que é bastante frequente e muito importante na Bíblia: Esvaziar-se de si mesmo, colocando Deus e nossos irmãos como prioridade, deixando o orgulho de lado.

‘Cumprir a vontade do Senhor’ está entre os diversos motivos pelos quais se deve exercitar a humildade. Quando questionado sobre quem seria o maior no reino dos céus, Cristo afirma em Mateus 18:3-4E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus” – tornando ainda mais claro o desejo do Senhor para os seus filhos e reafirmando o que está escrito em Miquéias 6:8: Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus”. A palavra de Deus expressa em inúmeras oportunidades o quanto o Pai quer que sejamos humildes:

Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:10

          “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” 1 Pedro 5:6

          “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5:3

Outra maneira de evidenciar a importância da humildade foi exposta pelo próprio Cristo no conhecido trecho de João 13:1-17, onde Jesus lava os pés de seus discípulos na noite de páscoa. Na época, o transporte era, em sua maioria, feito caminhando, e por causa do solo arenoso da região onde se situava a Judéia, sujava-se facilmente os pés. Assim, de acordo com aquela cultura, a função de lavar os pés dos donos das residências e seus convidados, ao chegarem, era dos servos mais humildes da casa. Portanto, nesse momento, o Filho de Deus se humilhou sobremaneira com o intuito nos ensinar a importância de oferecermos o melhor de nós para aqueles que nos cercam, deixando de lado nosso orgulho.

          “Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.” João 13:13-17

Entender que Jesus se humilhou a ponto de colocar-se em posição de homem e morrer por nossos pecados é essencial para que entendamos a real profundidade da humildade que Ele requer de nós. A necessidade de imitar a Cristo e procurar a todo custo seguir os seus passos, compreendendo seu sacrifício, deve ser estímulo suficiente para que deixemos o orgulho e pratiquemos a humildade que a Bíblia nos apresenta e ordena, colocando nossos irmãos na frente das nossas ambições e caprichos, dando a Deus a primazia das nossas vidas em todos os níveis e esvaziando-nos de nós mesmos. A única forma de alcançarmos tal virtude é tendo comunhão com Cristo e nos aproximando da Palavra de Deus, para isso, ore e leia a Biblia, a fim de que Deus esclareça e revele a vontade d’Ele na sua vida.

          Só através de muita oração, e não através do simples pedido: “Senhor, humilha-me!” é que chegamos à humildade; somente através de uma decisão consciente de nossa vontade, que se transforma em ação, é que chegamos à humildade verdadeira.” Norbert Lieth

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.