Porque Eu Leio Notícias

Eu estou na faculdade e estou estudando para ser uma jornalista. Sendo essa a profissão que vou seguir, eu sei que devo glorificar ao meu Deus com ela, e sei também que sendo essa a profissão que Deus escolheu para mim, ela de alguma forma me trará para mais perto Dele. E já vi isso acontecer.
As notícias fazem parte da minha vida e, futuramente, ainda mais, com o meu trabalho. Ler notícias é uma rotina diária para um jornalista e para muitos outros também. As pessoas assinam jornais e revistas, ligam a televisão pela manhã para assistir o telejornal antes de começar o dia e assistem outros telejornais durante o dia, para saber o que está acontecendo.
Antes, era comum para mim, saber o que estava acontecendo com o mundo simplesmente por ser uma coisa necessária ou por hábito, já que tendo um pai jornalista as notícias fazem parte da minha vida desde pequena. Mas, em uma tarde enquanto lia um portal, o Senhor fez a maravilha de me mostrar por que eu devo ler sobre tantas tragédias e males.
Como os jornais fazem parte da vida da população, achei por bem compartilhar aqui as três razões que mudaram a minha maneira de ler uma notícia.

POR QUE MOSTRA O MUNDO COMO ELE É
“Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.” Romanos 8:20-22.

Zika, barragens, economia, fome, mortes, desastres naturais. Sim, é terrível pensar que temos que ler sobre as barbaridades que acontecem no mundo para que tenhamos consciência do pecado e do que ele pode causar, mas em muitos dias eu mesma havia me esquecido disso. E essas são verdades que ouço desde pequena.
A síndrome da inconsciência coletiva – uma expressão que eu tenho certeza ter sido criada pelo meu pai, se não, comente aí – é uma coisa que consegue nos afetar de forma muito sutil. Quando eu e meu irmão dizíamos coisas como: “Mas todo mundo está indo pra Disney”, o papai nos falava sobre a síndrome da inconsciência coletiva. Não está todo mundo indo pra Disney, 1% da população está indo pra Disney, mas era esse 1% que conhecíamos, e usávamos aquilo como exemplo para mostrar a “injustiça”. Não! O mundo não é só aquilo que vivemos e vemos.
Somos crentes, e por afinidade acabamos nos relacionando muito mais com crentes. Claro, temos colegas fora desse círculo, mas em uma proporção muito menor. Vivemos na comunhão dos Santos, uma coisa maravilhosa, desejada e aconselhável, mas isso algumas vezes nos torna inconscientes de como o pecado realmente é e do que o mundo sem Jesus Cristo é capaz de fazer.

POR QUE DESPERTA COMPAIXÃO
“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” Tiago 1: 27
E então entramos no segundo motivo. Quando tomamos consciência de como o mundo é sem Cristo, e nos vemos abençoados por ter o Senhor conosco todo o tempo, um sentimento de compaixão aflora em nós de uma maneira inconfundível. Não somos mais pessoas insensíveis ao grito de socorro, silencioso ou não, que ecoa por esse planeta.
O ser caridoso passa a ser um pensamento que, se antes passava uma hora ou outra por nossa mente pecadora, agora é algo que com regularidade nos vemos pensando.
A evangelização, sempre tão difícil para nós, preguiçosos e egoístas, se torna uma urgência, pois vemos o estado deplorável do mundo e não conseguimos imaginar pessoas necessitadas de regeneração, como nós, passando a Eternidade privados da maravilhosa presença de Deus.
Ler notícias faz com que, quando guiados pelo Espírito, tenhamos mais amor ao próximo, de fato e de verdade.

POR QUE É UM LEMBRETE DE QUE O SENHOR ESTÁ VOLTANDO
“E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores. Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” Mateus 24: 6 –14.

Então, o Senhor prometeu que voltaria! Que alegria! Apesar de tantas dificuldades e privações, apesar de tanta lama e maldade, o Senhor veio, o Senhor morreu por nós e o Senhor prometeu que voltaria!
Mas, no dia a dia raramente nos lembramos disso. Sim, nos esquecemos da promessa de Cristo por que somos negligentes na nossa comunhão com o Pai, por que ficamos absortos no nosso próprio mundo e damos mais importância às coisas passageiras. Temos que ficar atentos a isso por que NADA pode ficar no lugar dessa comunhão.
Ler notícias me faz lembrar da promessa de Cristo sobre a sua volta, não toma o lugar da leitura bíblica ou oração, que me leva para mais perto do Pai e é o maior lembrete de todos de que o Reino há de vir, mas é um apoio à essa realidade.
É difícil suportar hoje, ver tanta maldade e tanta gente virando as costas para o Senhor, mas Ele mesmo nos disse que seria assim. Ler sobre o mundo e ver tudo isso não deve nos afastar de Deus, o pensamento de que “por que Ele permite então Ele não existe” é tão pecaminoso que eu não consigo nem descrever o quanto.
Vemos nos jornais o pecado por todo lado, e a consequência do pecado é a morte, mas graças a Deus por que Cristo morreu por nós! Que venha o Teu Reino Senhor! Amém!

1 thought on “Porque Eu Leio Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.