Jesus ressuscitou, mas e daí?

Alguns anos atrás eu estava assistindo um programa de TV onde um padre estava sendo entrevistado. Ele falava sobre a fé cristã, seus valores, morais e etc. Lembro que em certo ponto da entrevista o entrevistador fez a seguinte pergunta ao padre: “E se Jesus não ressuscitou e o corpo dele fosse encontrado, você abandonaria sua fé?”. Ele ficou pensativo por um instante e respondeu, “Acho que não. Porque eu gosto de fazer o bem às pessoas. Na verdade, a vida cristã é muito boa, por isso acho que não deixaria minha fé se o corpo Jesus fosse encontrado”.

Até aquele momento não pensava muito sobre o tema ressurreição de Jesus ou qual seria minha resposta a uma pergunta como aquela que o entrevistador fez ao padre. Agora a pergunta que não saia da minha cabeça era “Em que o fato de Jesus ter ressuscitado é importante para minha vida?”, e a busca por essa resposta me ajudou, e tem me ajudado, a amadurecer em meu relacionamento com Deus.

Talvez você, assim como eu naquele tempo, não pense muito sobre o assunto ou até mesmo fale, “Tudo bem, Jesus ressuscitou, mas e daí? No que isso afeta minha vida?”

Posso te dizer com toda a certeza que isso é fundamental para sua vida, porque se Jesus ressuscitou, tudo muda. Por isso, me deixe aproveitar esse dia de Páscoa para falar com você sobre a Ressurreição de Jesus e o impacto que ela deve ter na sua vida.

Vou te apresentar três pontos em que a ressurreição de Jesus afeta diretamente o modo que encaramos a vida, a fé e a salvação.

Então vamos lá…

1. A RESSURREIÇÃO DE JESUS É A PROVA QUE A FÉ CRISTÃ É VERDADEIRA.

Essa, sem dúvida alguma, é o divisor de águas entre a fé cristã diante das outras crenças por aí.

Todas as religiões ou seitas têm suas “verdades”, mas não podem ser provadas como verdadeiras, porque não tem fundamento. Diferentemente, as palavras registradas na

bíblia são verdadeiras porque o Senhor Jesus as afirmou e provou que são verdadeiras quando ressuscitou dentre os mortos.

Olha o que está registrado em Mateus 28:5,6

“…o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que bucais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito…”

Os discípulos pareciam não ouvir Jesus porque ficaram surpresos quando souberam que ele havia ressuscitado, mas por várias vezes o Senhor Jesus afirmou que sua missão era morrer pelos pecados de seu povo e ressuscitar ao terceiro dia e que isso deveria acontecer (Mt 16:21; 17:22,23; 20:19 26:32). Esse fato, também confirma todos os seus ensinos, além de cumprir todas as profecias do Antigo Testamento que dizem respeito ao Messias de Deus, assim como Paulo diz:

“e que [Jesus] foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”(1Co 15:4)

Então o testemunho que o próprio Jesus deu a respeito de si mesmo é tão verdadeiro quanto podemos acreditar. Afirmações do tipo “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”(Jo 14:6) Ou “Eu sou a videira verdadeira”(Jo 15:1), entre outras que revelam sua exclusividade como Deus e único Salvador e nos levam a confiar nele e ter uma fé mais sólida porque ele ressuscitou, caso contrario, essa seria nossa situação:

“…se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé”(1Co 15:14)

Graças a Deus porque essa fé é verdadeira.

Agora podemos afirmar as verdades das Escrituras com coragem diante de nossa cultura pluralista que nos desafiam todos os dias sobre o que cremos.

Eu já poderia parar por aqui, pois os outros pontos fluem a partir desse. Mas quero que você continue comigo e veja o quanto a ressurreição é importante.

2. A RESSURREIÇÃO DE JESUS É A SEGURANÇA QUE TIVEMOS NOSSOS PECADOS PERDOADOS.

Uma vez me perguntaram como eu sabia que Jesus perdoava pecados, como eu poderia saber que a morte dele era diferente das outras mortes por aí. Minha resposta foi exatamente essa: Jesus perdoa pecados porque, não somente morreu, mas também ressuscitou dos mortos.

A obra da salvação não inclui somente a morte de Jesus, mas também sua ressurreição.

“…se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.”(1Co 15:17)

Que coisa incrível é saber que Jesus morreu em meu lugar, por meus pecados, e que posso entrar na presença de Deus sem medo algum.

3. A RESSURREIÇÃO DE JESUS TRÁS ESPERANÇA VERDADEIRA.

O que mais o mundo precisa? Qual sua maior necessidade diante do sofrimento, guerras e doenças?

A resposta é ESPERANÇA! E somente a ressurreição de Jesus pode trazer isso.

Primeiro porque Jesus prometeu que voltaria (Jo 14:3) e segundo porque prometeu que acabaria com todo o mal no momento que isso acontecesse.

O Senhor Jesus nunca prometeu que a vida aqui seria fácil, sem adversidades, sem preocupações, sem doenças ou outro qualquer mal que pode surgir, mas ele prometeu, no entanto, que tudo isso um dia terá fim no momento que ele retornar. Essa é a promessa que temos no final:

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram.”(Ap 21:4)

É um erro pensar que sua vida sempre será fácil ou sem problemas; que algumas lágrimas não irão rolar dos seus olhos. Mas a realidade é que a dor e o sofrimento estarão nos aguardando em alguma parte da nossa caminhada, no entanto, elas não devem nos trazer desespero, mas um sentido de propósito e expectativa pela a eternidade onde nenhuma dessas coisas terá mais poder sobre nós.

Jesus ressuscitou, mas e daí?

E daí que agora você pode ter sua fé fortalecida e ser mais corajoso em compartilhá-la porque ela é verdadeira.

E daí que agora você pode ter plena certeza que seus pecados foram perdoados.

E daí que você pode ter esperança verdadeira para enfrentar o sofrimento e no futuro a morte e crescer em expectativa pela volta do Senhor Jesus e pela eternidade.

Como você pretende responder a essas verdades a respeito da ressurreição? Você percebe o quanto esse fato afeta diretamente sua vida?

Minha oração nesse dia por você é que essa não seja mais uma Páscoa na sua vida, mas um dia especial onde você experimente uma comunhão intensa e verdadeira com o Jesus ressurreto.

Solus Christus

*Texto escrito por Wallace Alves, autor convidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.