Muita calma nessa alma

Olá gente! Antes de iniciar o post, eu quero dizer que esse texto é direcionado especialmente às moças. Àquelas que sonham em ter um relacionamento com um rapaz cristão, em amar e em serem amadas, e por fim casar e construir uma linda família!

São desejos e objetivos maravilhosos e muito comuns entre, nós, mulheres. No entanto, vocês sabem que não é algo fácil de viver, pois requer muita sabedoria e oração antes de se envolver romanticamente com alguém e que não nos faça sofrer. Eu tenho visto e ouvido tantas estórias de meninas que “quebraram a cara” porque se envolveram com rapazes antes de buscarem um direcionamento de Deus, e decidiram seguir o próprio coração, o que resultou em sofrimento. Eu mesma me incluo nesse meio e se pudesse voltar atrás faria tudo diferente. Todas nós faríamos não é mesmo?

Mas o negócio é o seguinte: Eu estava navegando pelos blogs da vida, e encontrei um que falava sobre alguns tipos de caras que uma mulher cristã não deveria se casar, e eu achei muito interessante, porque às vezes o problema está na nossa frente e não queremos enxergar. O blog Reforma 21 traduziu o que J. Lee Grady escreveu na Charisma Magazine, de forma muito leve, e um de seus conselhos é que é muito melhor estarmos solteiras do que com o cara errado. Ele está certíssimo. Deus, como um pai cuidadoso e que ama suas filhas, é o maior interessado quando o assunto é relacionamento com o sexo oposto, pois Ele sabe o quanto que uma escolha errada causa danos.

Então, aqui vão algumas características de rapazes que você precisa estar atenta, e não se deixar enganar:

  1. O incrédulo. Grave 2 Coríntios 6.14 em sua mente, coração, parede, portas ou em qualquer lugar que você possa lê-lo todos os dias. O texto diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”. Essa não é uma regra religiosa antiquada. É a Palavra de Deus para você hoje.

Não permita que o charme, o visual ou sucesso financeiro de um homem (ou a disposição dele de ir à igreja com você) te leve a comprometer o que você sabe que é certo. “Namoro missionário” nunca é uma estratégia sábia. Se o rapaz não é um cristão regenerado, risque-o da sua lista. Ele não é o certo para você. Ainda estou para encontrar uma mulher cristã que não se arrependeu de casar-se com um incrédulo.

  1. O mentiroso. Se você descobrir que o homem com quem você namora tem mentido sobre o passado, ou que está sempre cobrindo seus rastros para esconder segredos de você, fuja para a saída mais próxima. Casamento deve ser construído sobre um fundamento de confiança. Se ele não pode ser confiável, termine agora antes que ele te engane com uma decepção ainda maior.
  2.  O viciado. Homens de igreja que têm vícios com álcool ou drogas aprendem a esconder seus problemas – mas você não quer esperar até sua lua-de-mel para descobrir que ele é um Nunca se case com um homem que se recusa a pedir ajuda por seu vício. Insista que ele consiga ajuda profissional e afaste-se. E não entre em um relacionamento dependente em que ele afirma que precisa de você para ficar sóbrio. Você não pode consertá-lo.
  3.  O vagal. Eu tenho uma amiga que percebeu depois de casar-se com o namorado que ele não tinha planos de arrumar um emprego fixo. Ele tinha elaborado uma ótima estratégia: ele ficaria em casa o dia todo e jogaria videogame, enquanto sua esposa trabalhadora labutava e pagava todas as contas. O apóstolo Paulo disse aos tessalonicenses: “Se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Ts10) A mesma regra aplica-se aqui: se um homem não quer trabalhar, não merece casar com você.
  4.  O narcisista. Eu sinceramente espero que você encontre um rapaz que é bonito. Mas, seja cuidadosa: se seu namorado gasta seis horas por dia na academia e regularmente posta fotos de seus bíceps no Facebook, você tem um problema. Não se apaixone por um cara egocêntrico.  Ele pode ser bonito, mas um homem que está apaixonado pela aparência e por suas próprias necessidades jamais conseguirá te amar sacrificialmente, como Cristo ama a igreja (Ef25). O homem que está sempre se olhando no espelho nunca perceberá você.
  5.  O abusador. Homens com tendências abusivas não conseguem controlar sua raiva quando a situação esquenta. Se o rapaz que você namora tem a tendência de perder as estribeiras, seja com você ou com outros, não fique tentada a racionalizar seu comportamento. Ele tem um problema e, se você se casar com ele, terá de navegar por esse campo minado todos os dias evitando desencadear outra explosão.  Homens irritados machucam mulheres – verbal e, às vezes, fisicamente. Procure um homem que seja gentil.
  6. O controlador. Alguns cristãos pensam que casamento se trata de superioridade masculina. Eles podem citar a Escritura e soar super-espirituais, mas, por trás da fachada de autoridade há profunda insegurança e orgulho que pode transformar-se em abuso espiritual. Primeira Pedro 3.7 manda que os maridos tratem suas esposas como semelhantes. Se o homem com quem você namora te rebaixa, faz comentários degradantes sobre mulheres ou parece esmagar seus dons espirituais, recue agora. O poder lhe subiu à cabeça. Mulheres que casam controladores religiosos frequentemente terminam em um pesadelo de depressão.

Amiga, se você quer ter um casamento feliz, você precisa, primeiramente, servir ao senhor e não deixar que esse sonho se torne um ídolo em seu coração. Deus não divide a glória dele com ninguém. Peça ao Senhor que lhe de sabedoria ao se interessar por um rapaz, e não permita se deixar encantar por beleza, charme ou dinheiro, essas coisas acabam um dia e não serão úteis quando as dificuldades chegarem e você precisar de um líder espiritual.

Essas características acima são apenas alguns exemplos do que devemos tomar cuidado; você não deve casar com alguém que não lhe merece. Esperar por um homem que já entregou sua vida para Jesus, é a melhor coisa que você pode fazer, e se ele ainda não fez isso, você pode seguir o conselho que o pastor da minha igreja sempre dá aos jovens, chuta que é laço.

1 thought on “Muita calma nessa alma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.