“Eu sou mulher e meu lugar é onde eu quiser”

Trabalho em um lugar onde as pessoas fazem parte da geração Z e constantemente sou interrogada ou indagada por preceitos e conceitos que carrego da minha formação, dos valores que minha família passou para mim e da forma em que fui criada.

Cresci em uma família tradicional que depois virou cristã, vista pelos outros como ¨extremamente tradicional¨, onde meus amigos  diziam que éramos do ¨século passado¨. Valores que ouvia sobre como proceder, me portar, regras de etiqueta, definições de caráter ¨moralmente correto¨ e sobre o ser mulher, como deveria agir, o que os homens achavam e quando me casasse o que eu deveria fazer. Formei-me com uma grande dúvida, onde nunca soube diferenciar até que ponto esses valores agradavam a Deus ou não passavam de meras tradições e religiosidades. Acredito que muitos também cresceram com essas dúvidas, não só nós, mulheres, mas os homens.

Quanto a essas tradições e diante desse contexto de uma febre feminista que estamos vivendo, qual é a verdadeira vontade de Deus para nós mulheres? Até que ponto  estamos sendo feministas ou estamos sendo femininas? Todos as abordagens dos grupos feministas estão erradas? Em que contexto o machismo surgiu? O que a bíblia fala sobre isso?

Minha intenção não é escrever sobre os papéis de cada um, que estamos acostumados a ouvir em igrejas, ou apenas criticar a abordagem de grupos feministas, mas aprofundar nos pontos chaves de onde surgiu cada coisa e seus motivos, o porque das teorias feministas e entender o que Deus através da bíblia, quer nos mostrar sobre estes assunto e quer que nós sejamos.

Significado de Feminismo

s.m.Doutrina cujos preceitos indicam e defendem a igualdade de direitos entre mulheres e homens. Movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens.[Por Extensão] Ideologia que defende a igualdade, em todos os aspectos (social, político, econômico), entre homens e mulheres.

Significado de Feminilidade

s.f.Característica, particularidade ou estado particular da mulher; comportamento feminino; feminidade. [Por Extensão] Que designa um conjunto formado por mulheres: a beleza da feminilidade

Por trabalhar em um espaço contemporâneo, sempre tenho que lidar com esses assuntos ou participar de reuniões e palestras com esse tipo de abordagem, inclusive  com os principais grupos feministas do país o Feminicidade e o Think Olga. Por ser cristã, tive a curiosidade de me aprofundar sobre o assunto e entender os dois lados. Essa semana houve uma grande movimentação nas minhas redes sociais sobre a estreia de um programa na emissora de TV mais conhecida no Brasil, onde o tema Feminismo foi abordado do inicio ao fim. Li comentários e assisti trechos sobre o assunto tratado de uma maneira informal. Coisas que concordei e que discordei profundamente, mas que sempre são abordadas dentro do principal foco, o empoderamento feminino.

Frases como ¨Eu sou mulher e o meu lugar é onde eu quiser¨, ¨a minha roupa curta não é um convite pra você¨, ¨eu não preciso vestir 36¨, ¨meu nome não é `psiu`¨, ¨eu não mereço ser estuprada¨, ¨tenho orgulho de ser homossexual¨, ¨a mulher ganha 30% a menos que o homem no mesmo cargo de profissão¨, ¨mulher negra ganha até 70% menos¨, ¨menos de 5% das mulheres são CEOs nas maiores empresas do mundo¨, ¨mulher no volante não é perigo constante¨, ¨desumanização da mulher¨, ¨o prazer sexual da mulher não é coisa de outro mundo¨. Iremos tratar e desenrolar cada ponto ao longo dos post.

¨Eu sou mulher e o meu lugar é onde eu quiser¨

O fato de ser mulher, Deus criou o gênero masculino e o gênero feminino (Gn 1.27). O interesse dEle não era fazer uma separação ou causar uma dependência. O primeiro ponto que para muitos não é claro é que Deus não é machista, nem feminista, isso foi uma das consequências da própria natureza humana caída. O objetivo da criação é muito além e maior do que isso, revela verdades profundas sobre o caráter de Deus sobre o evangelho.

¨Seu desejo é que descubramos do seu plano para o homem e a mulher, e experimentemos a alegria e satisfação de ser exatamente quem Ele nos criou para ser¨.  Mulher, seu lugar é onde Deus quer e esta é a razão deste estudo. Apesar do que a nossa cultura afirma, apesar de qualquer distorção causada pelo pecado, o plano de Deus para sua vida, a sua vontade para cumprir o seu papel nessa sociedade é boa, perfeita e agradável. (Rm 12. 1-3)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.