Fraquezas

No início de ano, eu fui a uma igreja em São Paulo, a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, e lá eu ouvi uma pregação muito interessante que gostaria de compartilhar com vocês.

Todos conhecemos alguma história de Pedro. Pedro, aquele que andou sobre o mar. Pedro, aquele que negou a Jesus. Pedro, aquele de “Pedro, Tiago, João num barquinho”. Pedro, o apóstolo de Cristo. Ele foi um cara bem importante na história da igreja, mas, sendo um “cara”, ele tinha suas fraquezas. E quero falar sobre as 4 fraquezas de Pedro.

1. Fraqueza da auto suficiência

“Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim.” Mateus 26:33

Caramba, dois versículos antes desse Jesus disse: vocês se escandalizarão comigo (v. 31), aí aparece Pedro e fala: eles talvez se escandalizem, mas eu não. Ok, Pedro. Tá bom. Vai contradizer Jesus, vá.

Pode parecer ridículo quando colocado dessa forma, mas é o que fazemos geralmente. A autossuficiência tá bem ligada a teimosia. Quando Deus fala conosco e fingimos que não ouvimos, quando pedimos todos os tipos de sinais pra Ele (sou bem dessas): “que passe um carro branco se aquela for tua vontade”, aí passa um carro branco, “que passe um carro azul”, aí passa um carro azul, “que caia um raio na cabeça de fulano”… Aí não cai o raio, porque né, gente… Mas, o caso é: quando pedimos a direção de Deus, Ele nos mostra a direção dEle, mas nós não achamos a vontade do Pai boa o bastante pra gente, aí teimamos em bater o pé pro lado contrário. Teimamos em querer fazer as coisas como nos apraz. Estamos agindo como Pedro.

Deus não tolera a auto suficiência. Ele é quem nos sustenta e nos dá o que precisamos. Ele é quem nos criou e sabe o que é melhor pra gente. Ele é o Autor da nossa história.

“Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster” Romanos 14:4b


“Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” 2 Coríntios 12:9
“Porque sem mim nada podeis fazer” João 15:5b

“Os que vivem pela fé são sustentados por Deus ” Hebreus 11

2. Pedro orava pouco ou nada
“Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora?” Marcos 14:37

“O termômetro de uma igreja espiritualmente firme não é a quantidade de membros, mas quem aparece no periodo de oração.”

Eu sinto até vergonha de falar sobre isso, sabe. Ver Jesus ralhando com Pedro porque ele não conseguiu orar por uma hora… Eu não consigo orar nem durante 20 minutos sem minha mente começar a vagar. É realmente triste a condição em que nós, igreja, nos encontramos. Como poderemos ter uma relação com Deus se não conversamos com Ele?

“Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido” 1 Crônicas 4:10 

E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido…

3. Precipitação


“Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco.” João 18:10

Não julgue o pobre Pedro por essa decisão. Possivelmente ele estava tentando proteger Jesus, ou a si. Mas, se ele tivesse observado e pensado antes… Talvez ele se lembrasse das inúmeras vezes que Cristo predisse Sua morte, que Sua hora estava próxima, que as coisas teriam que acontecer desse jeito, pois estava escrito. Ele fez isso sem pensar ou, se pensou, se precipitou tomando a decisão errada.

Devemos consultar a Deus antes de tudo. Ele nos deixou o Seu Espírito e Sua Palavra para nos ajudar e nos guiar:

“quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade”João 16: 13 


“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” – Salmos 119:105

4. Fraqueza de testemunho, negou a Cristo

Lucas 22: 56-57

Não podemos negar a Cristo. De jeito nenhum. Não devemos nem conseguir pensar nessa possibilidade. Nas igrejas perseguidas pode ser mais fácil visualizar o ato de negar a Cristo. Talvez você não se veja nessa realidade e não entenda como poderia negar a Deus. Bem, negamos a Deus quando agimos de forma que não condiz com o que Ele é. Negamos a Deus quando damos um péssimo testemunho ao nosso próximo. Negamos a Deus quando ignoramos a vontade dEle nas nossas vidas.

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” Atos 1:8


“Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor” 2 Timóteo 1:8a
 
“Dá testemunho solene a todos perante Deus..” 2 Timóteo 2:14b

– Pedro foi restaurado.

Atos 2:37-41 – 3 mil pessoas ouviram o evangelho e se converteram. O Espírito de Deus agiu através dele naquele lugar. Sua vida foi transformada e seu testemunho foi ferramenta para alcançar 3 mil vidas. E Glorias a Deus por isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.