Onde Está Deus?

No último final de semana de agosto, nossa igreja esteve em conferência missionária, e foi incrível. O preletor convidado, pastor Valdeci, pregou no domingo, e essa pregação ficou na minha cabeça. Ele continuamente fazia uma pergunta: “Onde está Deus quando passamos por tribulações?”.

Êxodo 1 e 2 relata um pouco do sofrimento que o povo hebreu estava passando em seu cativeiro no Egito. A nação prometida a Abraão estava sendo oprimida pelos egípcios. Faraó mandou matar os bebês meninos do povo de Deus (Êxodo 1:15-16), assim eles não teriam exércitos e as meninas se casariam com os egípcios e seus filhos seriam egípcios. Um bom plano. Só que foi um plano que deixou Deus do lado de fora da equação. Onde estava Deus nesse momento de horror para os hebreus? Ele estava cuidando deles, Deus levantou parteiras piedosas para livrar os bebês da morte; elas preferiram obedecer a Deus ao Faraó (Êxodo 1:15-17). Com isso, o bebê Moisés, o homem que livraria o povo do cativeiro, também foi salvo.

Onde estava Deus? Cuidando dos seus.

“E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição” (2:25)

Temos a mania de confundir a invisibilidade de Deus com seu não agir. Só porque não vemos, não significa que Ele não esteja trabalhando por “trás dos panos”. Quando passamos pelas nossas dificuldades e sentimos que Ele está longe, na verdade é quando Ele está fazendo o que não somos capazes de fazer, Ele está agindo onde não temos forcas para agir, Ele está levantando pessoas piedosas para cuidar dos Seus filhos. Sua Palavra diz que Ele não é homem para mentir. Se Deus prometeu, vai cumprir.

Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor , teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti. Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida. (Isaías 43:14)

Muitas vezes, nossas experiências neste mundo nos tiram a alegria, elas nos fazem duvidar se Deus realmente se importa conosco, elas nos arrancam a esperança em Deus, ficamos como a quem serve um deus que não é capaz de nos livrar. Esse é um texto que realmente acalma minha alma. É uma declaração de amor do nosso Pai. “Tu és meu”. Se Deus falou, quem irá contradizer? Somos dEle, Seu povo, Seus filhos. Tantas vezes na Palavra Ele fala que estará ao nosso lado em meio às lutas, diariamente temos prova do Seu amor e cuidado por nossas vidas, todos os dias recebemos a graça e misericórdia do Deus vivo.

Onde está Deus? Ele está ativamente acolhendo as orações dos Seus santos, ativamente cuidando da gente através de pessoas piedosas que Ele colocou ao nosso redor. Ele daria o mundo pelos que são chamados filhos do Pai. E aí? Como não ser grato e cheio de amor por um Deus tão grande que se importa tanto com minha tão pequena vida? Você consegue enxergar Deus agindo por você? Consegue sentir Seu cuidado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.